De acordo com o relato do Jornal Folha de Tondela de 23 de Julho de 1922 o desencadear de um incêndio e as dificuldades que se apresentaram na extinção deste incêndio que não teria causado mais do que insignificantes prejuízos se em Tondela existisse uma bomba de incêndios, fizeram renascer no espírito público aquela velha mas esquecida aspiração da compra do indispensável material para combater estes sinistros.
Na edição de Setembro o mesmo Jornal refere:
Tondelenses: A nossa vila esta encantadora e florescente terra, berço amado de todos nós, que os estranhos lisonjeiramente apreciam e nos naturais causa orgulho, vai possuir dentro em breve um Corpo de Bombeiros Voluntários, dotado com material preciso para a execução eficaz das suas arriscadas e nobres funções. A ideia abraçada há meses por alguns rapazes voluntariosos e decididos não será, já agora, embaraçada na sua marcha pelas dificuldades de carácter financeiro que se apresentam, porque estas serão com facilidade removidas….
Como é que íamos de Organização?
Está em via de organização o corpo de Bombeiros Voluntários de Tondela, devendo em breve ser acolhida a comissão que há-de residir ao recrutamento e constituição definitiva do humanitário e beneficente Corpo de Salvação Pública.
A Comissão que há tanto tempo se constitui nesta vila espera poder em breve dar contas da sua missão, depois de dar aos Tondelenses a grata noticia da chegada a Tondela do material de incêndios indispensável para o mais importantes e necessários serviços que podem se devem ser prestados por organismos da natureza e especialidade que vai ser criado em Tondela.
Em 15 de Outubro deste ano de 1922 a Comissão Angariadora de Donativos para a aquisição do material de incêndio tem quase concluída a parte mais importante da sua missão, aguardando agora os orçamentos pedidos a algumas casa de Lisboa e Porto para o fornecimento de uma bomba completa e respetivos carro de material. Entretanto anuncia-se que a subscrição vai em 2 931$50 e que a 26 de Novembro vai ser fechado o contrato de fornecimento do material.
O Grande Dia 16 de Setembro de 1923
Vão decorridas três semanas sobre a realização dos brilhantes festejos que este ano se organizaram nesta vila em honra de Santa Eufémia. Nestas festas tomou parte ativa a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que fixou o dia 16 de Setembro como data inaugural da sua organização.
Fundadores
Dr. Luís Carlos de Andrade e Silva
Aníbal de Figueiredo
António da Silva e Sá
Eusébio Ferreira Teles
Bombeiros
Tenente José Pereira
Adriano Coimbra
Adriano Sanches
António Lopes da Silva
António Pereira do Vale Júnior
Eduardo Torres
Fernando da Silva e Sá
Francisco Maria Nunes
Gilberto Antunes de Figueiredo
João de Matos Ferreira
João da Silva Figueiredo
Joaquim Cardoso
José Fernandes Duarte
Mário da Cruz
Paulo Barros
Raul Horta e Vale
Tomás Borges